Miqueias: Deus é o nosso Arroteador!


“Subirá diante deles o arroteador; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e o SENHOR, à testa deles” (Miqueias 2.13).

 

Deus se manifesta de várias maneiras e de várias formas, desempenhando várias funções a fim de revelar que Ele tem todo o poder no céu e na terra. Ele se mostra como médico, como pai,  como guerreiro, como valente, como rei, como juiz, como sacerdote, etc. Dessa forma, Deus age de acordo com as nossas necessidades.

O Reino de Judá foi levado ao cativeiro babilônico por volta do sexto século a.C. A Babilônia era uma cidade conhecida por ser imponente, grande, com uma muralha de mais de 100 metros de altura e 26 metros de largura. A cidade possuía cerca de 100 portões de ferro e de bronze maciço que eram trancados por ferrolhos também de bronze.

O povo de Deus foi subjugado a viver na região onde não havia lugar para onde escapar, pois, além de portões fortemente trancados, eram fortemente vigiados, sendo todos contemplados por algumas das torres de vigia que estavam sobre o muro da Babilônia.

Quem poderia escapar da Babilônia? Quem seria capaz de abrir os portões daquela grande cidade e por fim arrancar de lá os seus cativos? Quem seria capaz de abrir os portões? Quem poderia abrir aqueles portões e libertar os prisioneiros?

Há aqui nesse texto uma revelação da queda da Babilônia, pois Deus revela através do profeta Miqueias que se levantará um arroteador para romper com os portões. Mas, o que é um arroteador?

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, “arroteador” é aquele que arroteia, ou seja, aquele que desbrava caminhos, que arranca o mato da frente para poder cultivar no terreno. A imagem do arroteador é aquela do lavrador que sai à frente cum um facão ou uma enxada para abrir o caminho para que se possa semear no terreno.

A imagem do arroteador na profecia de Miqueias é a imagem do homem que avança e abre um caminho através da abertura dos portões de bronze.

Deus é o nosso Arroteador! Essa é uma das revelações de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o único Senhor! Ele veio ao mundo repleto de ervas daninhas ou de portões de ferro que barravam, trancavam, fechavam os nossos caminhos, e Ele veio para nos abrir o caminho certo! Não importa o quão grande é o portão, o quão resistentes são os ferrolhos, pois Cristo a todos abre!

Jesus nos abriu um caminho para Deus através do Seu corpo dilacerado na cruz (Hebreus 10.20), e nos fez ter acesso a Deus. Esse acesso estava fechado, trancado com portões de ferro e ferrolhos de bronze. Os portões ao paraíso estavam fechados para nós, mas Jesus Cristo desceu e abriu o caminho para Deus, pois Jesus se fez o caminho: Ele é o caminho que nos leva ao Pai(João 14.6).

Dessa maneira, estando todos os caminhos fechados, sabemos que Cristo é aquele que derruba as portas de ferro, ou seja, Jesus foi ao inferno, derrubou os portões do inferno e libertou os cativos, como está escrito:

 

“Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles” (Salmo 68.18).

 

Também, falando em nome do próprio Cristo, Isaías escreveu:

 

“O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos” (Isaías 61.1).

 

Além de abrir os caminhos e escancarar os portões do inferno para libertação dos cativos, Ele chamou para esta função a Sua amada Igreja, quando disse a Simão Pedro:

 

“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18).

 

A igreja foi levantada por Deus para derrubar, destruir, escancarar os portões. Não há portas fechadas diante da igreja, pois Deus nos deu da Sua autoridade. Dessa maneira, somos chamados para a libertação de muitas vidas trancafiadas pelo pecado, pela maldade.

A mensagem sobre o arroteador também me leva a crer que Deus está trabalhando nas áreas mais travadas de nossa vida. Deus está abrindo portas, escancarando-as, pois Ele nos abre um novo caminho para novas oportunidades, novas chances, novos meios. Deus está trabalhando!

Deus é o nosso Arroteador!

Comentários