Daniel: Deus está no controle de todas as coisas

 


“É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes” (Daniel 2.21).

 

Nabucodonosor dominava sobre tudo. Era um rei imponente, forte, liderando um império que havia conquistado quase todas as nações do mundo antigo. Sendo um grande militar, dominou e conquistou o Oriente Médio, derrotando a Assíria, o Egito, e até mesmo Judá e Jerusalém.

Esse mesmo rei era um grande estrategista militar, bem como também um grande governante, e por isso cria ser ele o maior e o mais poderoso homem de todos os tempos.

A arrogância de Nabucodonosor fez com que ele sentisse ser superior a tudo e a todos, chegando a se achar maior que Deus. Por isso, em sonhos, o SENHOR deu a ele um sonho que o perturbou (Daniel 2.1), e Deus o obrigou a se curvar diante da revelação de que o Deus Todo-Poderoso já havia estabelecido os reis que o sucederiam depois de ele haver saído do trono.

Deus revelou a Daniel o sonho e o significado do sonho de Nabucodonosor, e Daniel adorou a Deus porque Deus é quem revela os mistérios e que estabelece e abate os homens.

O que Nabucodonosor precisava entender era que, ainda que ele mesmo fosse grande e poderoso, quem o estabeleceu foi Deus, o Todo-Poderoso!

O orgulho muitas vezes nos faz esquecer que nada está em nosso controle, mas que há, como disse Daniel, um Deus no céu (Daniel 2.28), e esse Deus está no controle da vida e do mundo. Deus estabelece, põe e tira quem Ele bem quiser, porque Ele é o Rei, Ele está assentado num alto e sublime trono (Isaías 6.1), e todas as coisas estão debaixo dos Seus pés (Efésios 1.22).

Temos em nós mesmos a tendência natural de esquecer que Deus está no controle de todas as coisas. Nada lhe foge das mãos, ninguém pode fazer com que escape a ninguém de Seu domínio (Isaías 43.13), e tudo quanto Deus faz, Ele faz única e exclusivamente pela Sua vontade soberana.

Deus é Senhor, e por isso, todas as coisas estão nas Suas mãos. Até mesmo os teus problemas, nenhum deles é problema para Deus, porque nada lhe foge ao controle. Deus permanece firme, eterno, soberano, absoluto! Deus é Deus em todo o tempo, e em tudo Ele tem a supremacia.

Que, nesse momento, a tua fé seja renovada pelo poder da palavra de Deus! O SENHOR não perde em nenhum momento o controle de nada em tua vida! Ele se mantém absoluto, Ele se mantem soberano, e em todas as coisas Ele revela a Sua glória sobre nós!

A Deus, pois, seja a glória para todo o sempre,

Amém!

Comentários