Josué: Deus não pode mentir
Fragmentos da Bíblia - Parte 6
“Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à Casa de Israel; tudo se cumpriu” (Josué 21.45).
Certa vez, o anjo Gabriel, enviado a Maria para dar a notícia do nascimento de Jesus, disse a ela algo que fortalece a fé de todos nós que esperamos em Deus: “Porque para Deus não há nada impossível” (Lucas 1.37). Logo, podemos confiar que nada do que é impossível para nós será para Deus. Ele não possui as nossas limitações. Porém, quando vemos a Bíblia sagrada, percebemos que há algumas coisas que são impossíveis para Deus, e quero ressaltar uma delas.
O escritor aos Hebreus disse: “é impossível que Deus minta” (Hebreus 6.18). Ou seja, na natureza de Deus só há a verdade. A bíblia diz que Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa (Números 23.19), e nenhuma de Suas palavras são em vão, são todas fiéis e verdadeiras.
Agora, vem comigo e olhe para Israel. Josué havia lutado todas as guerras contra os reis cananeus, a conquista das grandes cidades havia sido realizada, e a partilha da terra estava concluída. Todas as tribos de Israel – com exceção da tribo de Levi – já haviam recebido a sua parte na herança da terra, e a terra descansou das guerras.
Do jeitinho que havia prometido, o SENHOR cumpriu. Nenhuma das promessas que Ele fizera falhou, e por isso o povo recebeu mais um motivo para confiar no Deus que lhes deu a terra por herança.
Nem mesmo as rebeliões do povo no deserto fizeram com que Ele mudasse de ideia em relação às promessas que fizera. Todas elas, todas, sem exceção, se cumpriram e Seu Nome foi glorificado. Talvez, posso até dizer que a rebeldia do povo atrasou o cumprimento das promessas, porque é isso que a rebeldia faz: ela atrasa os planos de Deus para nós, mas em nenhum momento Ele desistiu daquilo que nos prometeu, porque Ele é fiel!
Deus é fiel, e guarda a Sua aliança aos que cumprem os seus mandamentos (Deuteronômio 7.9). Ele é fiel, mas a Sua fidelidade é condicionada à nossa fidelidade para com a Dele. Ao fiel Ele se revela fiel (Salmo 18.25-26). Ele é fiel para com a Sua palavra, pois a vela para a cumprir (Jeremias 1.12). Assim como a Israel, Ele prometeu para a igreja um lugar de delícias, uma terra boa, um lar no céu (João 14.1-2), e essa é a nossa esperança. Deus não pode mentir, é algo inconcebível em Sua natureza Santa, por isso podemos confiar e descansar nessa promessa. Teremos lutas para conquistar, teremos um deserto para encarar, teremos aflições para enfrentar (João 16.33), mas se permanecermos fiéis a Deus, veremos a fidelidade de Deus para conosco.
Ozni Coelho Simões
Comentários
Postar um comentário