II Tessalonicenses: Não se deixe levar

 


“que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia , quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado” (II Tessalonicenses 2.2).

 

Conforme o tempo vai passando, muitos de nós nos deparamos com pessoas alarmadas diante das grandes mudanças que o mundo vem passando, comparando esses acontecimentos os da Bíblia Sagrada. É perfeitamente normal quando, por conta de uma pandemia, por exemplo, pessoas do mundo inteiro tenham se dado conta de que tudo isso estava rescrito na Bíblia.

Lamentavelmente, temos que admitir, que muitas pessoas somente se dão conta de que há um Deus no céu quando desastres ocorrem, e assim afirmam que correrão para ele.

 Nesses últimos tempos, os grupos de WhatsApp. Canais no YouTube e muitas outras redes sociais contém muitas pessoas declarando ter recebido revelações sore quem é, por exemplo, o anticristo, qual é a marca da besta, que a vinda do Senhor já aconteceu, etc.

Tais pessoas alegam ter recebido revelações particulares sobre esses grades eventos escatológicos e que, portanto, é preciso estar em total estado de atenção para as coisas que virão.

Por mais que eu concorde que e necessária a vigilância, conhecendo o tempo, conhecendo as profecias bíblicas, eu não posso, como cristão, me deixar ser levado por toda e qualquer mensagem, cujo objetivo nada mais é do que apenas amedrontar aos que têm a fé enfraquecida, e que ainda estão em processo de crescimento doutrinário.

A Bíblia nos afirma que Jesus vem, e virá em breve (Apocalipse 22.20), e que nós não sabemos em o dia e nem a hora (Marcos 13.33). Porém, ainda que seja um dever nosso estar em vigilância para não sermos pegos de surpresa nesse dia, não podemos dar ouvidos a “profecias sensacionalistas”, cujo intuito é assustar aos homens.

Paulo orienta aos irmãos de Tessalônica a que não se abalassem facilmente a respeito das palavras e, ou mesmo, das profecias e das cartas, ou qualquer outra coisa, que afirmasse com exatidão que o dia do Senhor já tem chegado. Ele deseja evitar que haja um descontrole emocional entre os irmãos, assim que vissem que as “profecias” são coerentes.

Hoje muitos afirmam que o mundo acabará. Há um desespero coletivo e uma expectativa angustiante pelo fim do mundo, e utilizam a bíblia para corroborar com seus pensamentos. A Bíblia nos explica, nas palavras de Jesus, que estes grandes sinais que hoje chamamos de sinais do fim do mundo, Jesus os chama de “princípio das dores” (Mateus 24.8), fazendo uma alusão às contrações da mulher grávida pouco antes de dar à luz.

Jesus disse:

 

“Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores” (Mateus 24.4-8).

 

Eu espero e desejo do fundo da minha alma a vida gloriosa do meu Redentor, mas não posso fechar os olhos diante dessa revelação divina. Séculos se passaram desde que Jesus proferiu estas palavras, e talvez por esse grande distanciamento as pessoas têm se deixado levar por um sensacionalismo frio e barato, mas a mensagem de Jesus não mudou.

Vem o fim, o fim vem  (Ezequiel 7.2), mas virá depois que Deus cumprir a mensagem do evangelho do Reino. Estas palavras são fiéis, e são palavras de Jesus:

 

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mateus 24.35).

 

Jesus em breve vem, mas não se deixe levar pelo grito destes que querem implantar o medo! O Dia de Jesus virá, e o que precisamos saber sobre esse dia, já está escrito na Bíblia. Não precisamos de nenhuma outra revelação para isso.

Comentários