João: Ainda há muito de Deus para nós



 

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora” (João 16.12).

 

De acordo com alguns estudiosos da Bíblia, Jesus viveu cerca de 18 meses ao lado dos seus apóstolos. Sua convivência, embora curta, foi de fato muito intensa e os Doze puderam presenciar com Cristo coisas inimagináveis, como o próprio Jesus lhes havia prometido de que veriam os céus abertos (João 1.51). De fato, os céus se abriram, e eles viram a glória de Deus manifestada em Cristo. Por isso Joao disse: “e vimos a sua glória” (João 1.14).

Os discípulos desfrutavam de intimidade com Jesus, e isso lhes trouxe mais sabedoria e força em suas vidas. Eles ouviam as parábolas de Jesus e, quando não compreendiam o que Jesus queria falar, iam direto à fonte e O questionavam a respeito do significado (Mateus 13.36).

Havia coisas que somente os discípulos de Cristo poderiam saber, e somente eles tinham essa experiência com o Mestre. Por isso, por conta das experiências com Jesus, os Doze tinham com Ele uma série de revelações de mistérios a respeito do Reino de Deus.

Ainda assim, na última noite, a noite em que Jesus foi traído por Judas e preso pelos principais dos sacerdotes de Jerusalém, Jesus deixou bem claro aos discípulos que, apesar de tudo o que Ele lhes havia dito ter sido grande, ter sido intenso e espantoso, ainda havia muito que eles deveriam aprender, mas que necessitariam de crescimento para isso.

Como isso é possível? É possível que homens que vivam com Jesus vinte e quatro horas por dia, todos os dias, sete dias na semana, durante um período ininterrupto de aproximadamente dezoito meses ainda necessitem crescer para ter mais estrutura espiritual? E a resposta é simples: Sim!

Não basta apenas ter com Cristo uma experiência intensa, conhecer mistérios e mais mistérios de Deus, pois sempre há mais de Deus para desvendar. Entenda uma coisa: Deus ainda não te deu tudo o que planejou para a tua vida, há mais coisas planejadas por Jesus em tua história, em tua vida.

Jesus sabia que não poderia manifestar aos discípulos tudo o que Ele queria naquele momento, pois nenhum deles tinha estrutura para receber tais revelações. Assim somos nós, pois, se ainda estamos aqui, há áreas em nossa vida espiritual que necessitam de uma grande renovação, de uma estruturação mais intensa.

E, para que cresçamos, é necessário saber de algumas coisas antes:

 

1.       Não importa o quanto evoluímos, ou onde chegamos, pois sempre há mais de Deus para nós mais adiante.

O apóstolo Paulo, ao escrever um dos mais belos capítulos sobre o amor, escreveu algo que mexeu comigo. Ele disse:

 

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido” (I Coríntios 13.11-12).

 

Falando em amor, João, o “apóstolo do amor” escreveu:

 

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (I João 3.2).

 

Viram? Ainda não manifestamos o que seremos, ainda não alcançamos aquilo que Deus planejou para nós, há algo maior, muito maior nos esperando. Há experiências com Deus mais profundas, mais intensas, mais reais e palpáveis em tua vida!

 

2.       O Espírito Santo nos ajuda em nosso crescimento.

Não sabemos crescer espiritualmente e, por mais que soubéssemos, ainda teríamos dificuldades, pois nossa natureza está destinada à decadência, pois somos todos humanos, fadados à queda. Porém, ao derramar o Espírito Santo em nós, Jesus Cristo assegurou que Ele é o Agente de nossa estruturação, e Ele nos ajudará. Ele nos ajuda a orar (Romanos 8.26-27), Ele nos faz avançar e conhecer mais a Jesus Cristo (João 16.13).

Com a presença do Espírito Santo em nossa vida, temos a garantia e a certeza de que temos o necessário para o nosso crescimento e estruturação espiritual.


Ainda há muito de Deus para nós!

Comentários