Efésios: Troque as tuas armas



“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6.10).

 

Uma das coisas mais comuns em nossa vida e jornada cristã é a batalha espiritual que enfrentamos em nossa jornada. Há algo que precisa ser acertado em nossa vida, algo que necessita ser compreendido e até mesmo valorizado é essa luta que enfrentamos.

Paulo escreveu a carta aos efésios com uma inspiração divina tão gloriosa e tão profunda, que torna-se uma missão dificílima destacar apenas uma das partes. É necessário conhecer o todo, abranger o inteiro dessa epístola.

Algo emerge logo a início, e sobre isso desejo falar. Paulo fala inicialmente que Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 1.3), em seguida, mais adiante, ele diz que Jesus Cristo nos assentou nos lugares celestiais (Efésios 2.6).

Ou seja, a igreja de Jesus Cristo, aqueles que têm seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro, a partir do momento em que recebe a Cristo como Senhor e Salvador de suas almas, já se assenta nos lugares celestiais. A Igreja já vive numa atmosfera de comunhão e de reconciliação com Deus e em total harmonia espiritual.

É gloriosa a esperança da Igreja de um dia morar com Cristo no céu, e essa esperança é corroborada ao fato de que nós já podemos experimentar esse sabor do céu, pois estamos assentados nos lugares celestiais por meio de Cristo Jesus.

Dito isso, temos agora que entender algo que Paulo orienta à igreja de Cristo. Sendo nós o Corpo de Cristo, temos de Deus alguns ministérios e dons ministeriais que têm única e exclusivamente a função de edificar a esse corpo, como está escrito:

 

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente” (Efésios 4.11-14).

 

A igreja foi abençoada por Jesus com pastores, profetas, apóstolos, evangelistas e doutores a fim de que os crentes cresçam e sejam edificados e aperfeiçoados até a vinda gloriosa de Jesus. Dessa maneira, a igreja não deve ser estática. Deve avançar para ganhar almas com a pregação do evangelho, e no discipulado dos cristãos, buscando a edificação e o fortalecimento do povo de Deus.

Essa mesma igreja que sofre e é edificada por Jesus, precisa estar fortalecida em Deus e em Seu poder, porque necessita compreender que há batalhas espirituais que precisam ser lutadas.

A vitória do crente é garantida, pois Jesus Cristo venceu na cruz a nossa vitória, e estamos aqui como resultado desta salvação gloriosa. Estamos já assentados pela fé nos lugares celestiais, e avançamos rumo ao aperfeiçoamento, buscando crescer e se fortalecer à imagem de Jesus, nosso Senhor.

Por causa disso, Paulo anuncia algo importante. É necessário que o povo de Deus entenda que, ainda que nós estejamos assentados nas regiões celestiais e ainda que Deus tenha nos dado toda a sorte de bênçãos espirituais por meio de Cristo, é necessário que nós saibamos que nas regiões celestiais há principados e potestades que combatem contra o avanço da igreja.

A Igreja de Cristo vive em constante avanço e, por conta disso, o diabo tenta destruir e parar esse avanço. Há algo aqui que me espanta, pois o diabo está nas regiões celestiais, exatamente no lugar onde estamos assentados. Ele tenta fazer barreira para impedir que cheguemos lá. Ele tenta impor seus fardos, suas cargas, seus ataques.

Quando estamos em guerra espiritual, precisamos compreender que toda a ação que nos tenta a pecar e que nos força a desistir da fé em Jesus Cristo e da esperança do céu, é obra do inferno, de satanás. Por causa disso,  Paulo nos orienta a nos fortalecer no Senhor e na força de Seu Poder.

Fortaleça-se! Ganhe força, ganhe vigor, ganhe graça e receba poder! É isso o que nós precisamos hoje! Poder de Deus para vencer a Satanás, poder de Deus para destruir as obras das trevas. Nós precisamos do poder de Deus, e assim, somente assim, estaremos revestidos com essa armadura gloriosa.

Jesus Cristo disse: “sem mim nada podeis fazer” (João 15.5). Não podemos avançar sem que Ele nos ajude! Por este motivo Ele ordenou aos discípulos que permanecessem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder (Lucas 24.49), e com esse poder eles poderiam avançar e crescer na pregação do evangelho (Atos 1.8).

Fortaleça-se no Senhor! Ganhe vigor, busque os dons do Espírito! Cresça na fé! Há muito para avançarmos, e há uma batalha nos esperando no caminho. Seja forte, esforça-te, tenha bom ânimo (Josué 1.9). Troque as tuas armas neste momento. Abandone as antigas armaduras carnais. Use as armas que Deus te dá! Deus nos dá o Seu Poder, a Sua armadura para que possamos lutar. E creia nesta palavra:

 

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência” (II Coríntios 10.4-6).

 

Troque as tuas armas, e vença ao diabo! Troque as tuas armas, e avance rumo aos lugares celestiais!

Comentários