Juízes: Não tenha medo de começar do zero!

Juízes: Não tenha medo de começar do zero
Fragmentos da Bíblia - Parte 7





“Pegou o favo nas mãos e se foi andando e comendo dele. Quando chegou onde estavam o seu pai e a sua mãe, deu-lhes um pouco do mel, e eles comeram. Mas Sansão não lhes contou que havia tirado o mel do corpo do leão” (Juízes 14.9).





O voto do nazireado é apresentado e regulamentado por Deus em sua Lei (Números 6.1-21), determinando que o homem que se tornasse nazireu deveria abster-se de vinho ou de bebida fermentada, não ingerir nada oriundo da videira, desde as uvas, caroços, ou mesmo o vinho, e não poderia tocar no corpo de nenhum homem, ou mesmo de nenhum animal e, por fim, não poderia passar navalha em seu cabelo.

Não há na bíblia a menção de muitos nazireus, sendo o mais conhecido deles Sansão. Há também a possibilidade de Samuel ter sido nazireu devido a forma que Ana o entregou a Deus (I Samuel 1.11), mas a bíblia não faz menção direta ao voto do nazireado no caso de Samuel.

Quando falamos de Sansão, logo lembramos de sua força incomum e extraordinária. Deus lhe concedeu força tal para combater seus inimigos filisteus, que num só dia ele feriu a mil homens usando uma queixada de jumento (Juízes 15.16). Quando falamos de Sansão, nos lembramos de grandiosos feitos e grande trabalho como juiz de Israel. Mas, também nos lembramos de sua queda, de sua entrega a Dalila.

Mesmo que Deus tenha lhe concedido vitória no final, Sansão poderia ter evitado viver certas situações em sua vida se não tivesse transgredido com o seu voto de nazireado, porque a quebra dos votos com Deus o afasta de nós (Juízes 16.20).

A verdade sobre o que Sansão fez em sua vida foi que ele perdeu a oportunidade de ser fiel a Deus em todo o tempo, e no fim ele perdeu a evidência externa de seu voto quando Dalila lhe cortou o cabelo. Dessa forma, o voto foi declarado quebrado com o corte de seu cabelo por Dalila, mas não posso declarar que Deus abandonou a Sansão por causa do cabelo. Os votos com Deus não são quebrados com um único ato, mas sim com uma série de ações que desagradam a Deus, e que nós não queremos reparar.

Então, onde começou a queda de Sansão? Começou pouco depois de ele matar um leão no meio do caminho para a casa de sua noiva. Por ser forte, cheio do Espírito de Deus, Sansão matou o leão com as próprias mãos, e lançou o corpo fora da estrada. Alguns dias depois, parou para ver o leão e encontrou uma colmeia instalada no corpo e muito mel dentro dele.

Ele não podia tocar num corpo, mas não somente tocou, como comeu o mel que brotou de dentro dele, e ainda o deu aos seus pais. E foi ali que o voto começou a ser quebrado. Agora, pense comigo, Sansão sabia que não podia comer aquele mel, e sabia que se contasse aos seus pais, ele teria que começar do zero todo o processo de nazireado, e teria que fazer tudo de novo. Por isso, a bíblia diz que ele não contou aos seus pais.

Por que não contou aos seus pais? Porque sabia que era difícil começar do zero. Ele sabia que teria que encarar o sacerdote e fazer um sacrifício a Deus, tudo para começar de novo. Esse é o grande erro que muitos cometem.

Deus é fiel e justo, Pai de amor e misericordioso, e quando erramos, Ele está disposto a nos perdoar e nos fazer começar do zero, mostrando Sua Graça e Misericórdia. O grande problema é que nós evitamos corrigir esses erros aparentemente inofensivos, os quais ninguém pôde ver.

Se mantermos as aparências (cabelo sem cortar no caso de Sansão), tudo parece estar bem, mas no fundo, bem no fundo, sabemos que o mel que comemos não era para nós. Era algo para contar e não ter medo de recomeçar.

A partir de hoje, te convido a não ter medo de começar do zero, ainda que seja necessário pedir perdão, ser corrigido e disciplinado perante Deus e perante os homens, pois a correção não mata, mas nos livra de laços da morte. E, como disse Salomão: “Meu filho, não rejeite a disciplina do SENHOR, nem se aborreça com a sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como um pai repreende o filho a quem quer bem” (Provérbios 3.11-12).

Deus te quer bem, Ele não quer que você sofra as consequências de um erro ainda maior. Tão somente, não tenha medo de começar do zero!


Ozni Coelho Simões

Comentários