Esdras: Deus é bom e misericordioso





“Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao SENHOR, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao SENHOR por se terem lançado os alicerces da sua casa” (Esdras 3.11). 


O templo do SENHOR foi destruído. Para piorar, a nação de Judá perdeu seu lar havia mais de setenta anos, e agora eles estavam de volta e o principal objetivo que tinham no momento era a reconstrução do Templo do Senhor Jeová.

Eu queria ter estado ali quando os alicerces foram lançados, dando a largada para o novo começo, uma nova vida, um novo início. Deus estava dando a Judá uma nova oportunidade para que pudessem fazer tudo de novo, mas dessa vez, do jeito certo.

A Bíblia afirma que, ao lançar os alicerces da Casa do Senhor, um grande movimento de louvor e adoração ao SENHOR se iniciou, e houve em Jerusalém grande júbilo e grande alegria entre o povo, e o cântico deles exalta dois grandes atributos de Deus: bondade e misericórdia.

Nosso Deus é bom e é misericordioso, e vemos todos os dias os sinais de sua bondade e misericórdia para conosco. A maior consequência do pecado na raça humana é a morte (Romanos 6.23), mas, por Sua bondade e misericórdia, o SENHOR nos livra da morte todos os dias, e por isso estamos aqui. Ele enviou Seu Filho Unigênito para que estejamos livres da vida, e tenhamos a vida eterna (João 3.16).

Davi, enquanto escrevia o seu famoso Salmo do Pastor, o Salmo 23, afirmou algo importante: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias” (Salmo 23.6).

Ele usa a expressão “certamente”, o que significa que não há dúvidas que em sua jornada com o Bom Pastor haverá Bondade e Misericórdia nos seguindo todos os dias de nossa vida.

Deus é bom, e por ser bom não pode tolerar a maldade, não tolera a injustiça, não pode permitir que a raça humana, a quem Ele deu a vida e tanto amor e carinho, viva uma vida tão distante de Sua Glória. Em Sua bondade, Ele permitiu que Jerusalém pudesse recomeçar, mesmo depois da apostasia e da idolatria.

Ele é misericordioso, ou seja, se compadece das nossas misérias. O SENHOR vê as calamidades em que nos encontramos. Ele nos vê, não com olhar de acusação, tampouco com desdém. Ele nos olha lá do alto e nos enxerga com o olhar de misericórdia, colocando-se em nosso lugar, e nos prepara novas oportunidades.

Não importa o quanto caímos no passado, as misericórdias do SENHOR são a causa de não termos sidos consumidos (Lamentações 3.22), por isso podemos caminhar e reconstruir o nosso altar ao Senhor, porque Ele nos concedeu pela Graça a oportunidade de começar do zero mais uma vez! Tudo isso porque Deus é um Deus bondoso e misericordioso!


Comentários