I Samuel: Sem rendição, nada valerá nosso sacrifício

O primeiro Livro de Samuel é o 4º livro histórico da Bíblia, e narra o período que encerrra a Era dos Juízes, e o surgimento da monarquia em Israel. Na parte 9ª da série Fragmentos da Bíblia, falaremos a respeito de um versículo de Primeiro Samuel.


I Samuel: Sem rendição, nada valerá o nosso sacrifício.

Fragmentos da Bíblia - Parte 9




-


“Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros” (I Samuel 15.22). 



Saul tinha boas intenções? Não posso afirmar que sim, muito embora todas as justificativas que ele possuía eram plausíveis para mim, mas Deus conhecia as intenções de seu coração, assim como conhece as intenções do coração de todos os homens (I Samuel 16.7; Hebreus 4.12). Compreendamos, portanto, como podemos ser à vista de todos bem-intencionados, mas no fundo de nosso coração, somente lá no fundo, Deus conhece as nossas verdadeiras razões.

O que Saul fez e o que disse a Samuel? A ordem de Deus a Saul havia sido não tomar para si despojo algum da batalha contra os amalequitas, assim como não deixar sequer uma alma viva para se levantar novamente contra Israel. Saul, porém, tomou para si todas as ovelhas, os rebanhos, e poupou a vida de Agague, o rei dos amalequitas.

Ao ser questionado por Samuel sobre o som das ovelhas que baliam ali próximo (I Samuel 15.14), Saul afirmou que as havia poupado para oferecer em sacrifício ao SENHOR Deus. A verdade é que Deus conhecia o real propósito de Saul em seu coração. A Bíblia afirma claramente que o que motivou a atitude de Saul: Rebeldia (I Samuel 15.23). Dessa maneira, Saul não pensava em fazer algo para Deus, mas de alguma forma descumprir a ordem dada pelo Senhor, se mantendo ainda no controle.

Temos falado tanto sobre o amor de Deus, sobre o fato de Ele aceitar e receber a todos quanto se refugiarem Nele, porém, temos nos esquecido de falar a respeito de Sua Santidade e Seu Juízo. Deus, em Sua perfeição, não anula o Seu amor. E em seu amor, não anula a sua Santidade e a Sua Justiça.

Ele sabe o que há em nosso coração! Ele conhece a nossa estrutura, e não há nada que escape de seus olhos. Deus tudo ouve, tudo vê. Como disse o Rei Davi: “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? ” (Salmo 139.7). Não há como escapar dos olhos de Deus, e é impossível não ser visto por Ele.

Saul acreditava que Samuel lhe daria uma concessão especial, porque ele havia desobedecido, mas era para fazer um sacrifício a Deus. Porém, Deus não se importa com os fins se os meios não condizem com a Sua Santidade. Deus não quer sacrifícios, se o nosso coração ainda estiver voltado à obediência à Soberania do SENHOR.

Porque, para Deus, sem rendição, nada valerá o nosso sacrifício.

Ozni Coelho Simões

Comentários