Ajuste o seu piloto automático!




Você já sofreu com aqueles antigos hábitos que não são abandonados facilmente, te levando sempre a cair no mesmo erro, mesmo quando você faz de tudo para acertar? Já percebeu que é mais fácil cair em erro do que ser inteiramente perfeito? 

Tenho algumas notícias para te dar nessa postagem, e talvez não seja o que você gostaria de ler, tampouco ouvir de alguém: Ninguém é diferente de você! 

Isso talvez te traga um pouco mais de conforto, ou não, mas você não está sozinho nessa situação de lutar contra atitudes erradas, mas que não consegue impedir. Eu sou assim, e todos aqueles que passam pela transformação feita pelo Evangelho de Cristo vivenciam isso. 

É natural ser falho, talvez essa seja a coisa mais normal que exista, pois um ser humano em seu estado normal é quando ele está repleto de falhas e defeitos, por este motivo, o desejo de meu coração é diminuir essa angústia que muitas pessoas sentem exclusivamente por não cumprirem à risca tudo o que deseja fazer. 

Paulo, o apóstolo dos gentios e o maior pregador missionário da História da Igreja Cristã disse algo que muitas vezes se torna um alívio para a minha alma cansada: 


'Porque bem sabemos que a lei é espiritual. Eu, porém, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, concordo com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isso já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim, mas não o realizá-lo. Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. ' (Romanos 7.14-20).


Eu não estou ainda no nível de perfeição que desejo estar, tampouco tenho aquele nível de santidade que é digno para Deus, mas estou em processo de transformação, de mudança de glória em glória (II Coríntios 3.18). Ainda assim, enquanto o meu espírito tenta agradar a Deus e cumprir aos Seus propósitos, a minha carne se afasta Dele, me induzindo a agradá-la, me fazendo viver em total guerra dentro de mim, por isso a carne e o espírito lutam um contra o outro (Gálatas 5.17).

Dessa maneira vivemos numa guerra em nosso interior, uma guerra maior e mais intensa que as maiores guerras que já varreram o nosso planeta e tudo o que conhecemos. É uma guerra desleal, onde todas as chances são contra nós e contra a nossa santidade. Mas glória a Deus que temos a Cristo!


“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro” (I João 2.1-2).


Seja exaltado o nome do Deus Todo poderoso que nos deu a Cristo para que alcancemos a vida eterna por meio de Seu sacrifício, e que nos aperfeiçoa diariamente através da Santificação gradual e constante através do Espírito que está habitando em nosso coração!

Mas, de qual forma podemos evitar cometer os mesmos erros de antigamente? Como podemos viver em perfeita harmonia com Deus se em nós ainda há a tendência natural para cometer os mesmos erros que sempre cometemos regularmente? Qual deve ser a nossa ação em relação a isso?

Sabemos que agir de acordo com as vontades de nossa carne significa agir da forma que o mundo age sem a esperança da Salvação em Cristo Jesus. Dessa forma, Paulo nos faz um pedido interessantíssimo, e eu quero resumi=lo de uma forma bem atual para nós:


AJUSTE O SEU PILOTO AUTOMÁTICO


Como assim, ajustar o piloto automático?

Paulo escreve, dizendo:


“Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.1-2 – ênfase minha).



A nossa mente e nosso coração estão programados para a satisfação daquilo que desagrada a Deus, ou seja, a nossa carne. Pecar está em nosso subconsciente.

Rodeados pelo mundo, recebemos de todos os lados influências e sugestões externas que movem o nosso interior, impelindo-nos a desejar pecar, desejar agradar à carne, desagradando a sim o nosso Deus.

É como uma lancha cujo leme é controlado por um piloto automático. Se você ajustá-lo para o norte, não adianta forçar o leme manualmente para o leste, pois você se cansará e o pouco de êxito que você conseguir com muito esforço será destruído assim que você soltar o leme, pois o piloto automático o virará pra o norte outra vez. 

Não basta a força, pois se o piloto automático estiver ligado para o outro lado, todo o esforço será em vão e você se cansará. 

É por isso que muitas vezes nós perdemos as forças espirituais. Tentando ser extremamente litúrgicos na santidade, nos esquecemos que dentro de nós há uma predisposição equivocada nos puxando para o outro lado. Lutar contra isso é inútil e impossível. 

Ninguém chegará a lugar nenhum enquanto estiver lutando com as próprias forças. A nossa mente nos puxa para o mundo, e isso só vai mudar quando, de acordo com as palavras de Paulo, nos transformarmos e renovarmos a nossa mente. 

É mudando a nossa mentalidade que conseguiremos seguir adiante em nossa jornada rumo ao nosso alvo, que é Jesus Cristo! 

Mas como poderemos saber a melhor forma de mudar o nosso piloto automático? 

A Bíblia nos dá algumas lições para isso. O mesmo apóstolo Paulo fala a respeito de sua jornada com Cristo rumo à perfeição, quando diz:


“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13-14).


O chamado de Deus é para nós avançarmos rumo aos propósitos que Ele nos estabeleceu. Por este motivo devemos deixar pra trás as coisas que se passaram. Erramos? Sim, muitas vezes! Mas, e agora? É hora de sacudirmos a poeira de nossos pés e avançarmos!

Avancemos rumo ao nosso destino. A palavra de Deus é a garantia de que nossa mente está rumo ao caminho certo! Ela nos ilumina o caminho a seguir e ilumina os nossos passos para não cairmis (Salmo 119.105).

Caminhemos para Cristo, senhoras e senhores! Ajustemos o nosso piloto automático para Ele, e nossa vida será transformada de forma maravilhosa. E assim, acertaremos mais e mais, até nos parecermos com Ele!


“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue” (Hebreus 12.1-4).



Para mudar a nossa mente, temos que olhar pra Jesus, seguir os Seus passos, buscar imitá-Lo, e saberemos que estamos no caminho certo. Ele é o exemplo perfeito a ser seguido! Ele é o Primeiro, o Protos, o protótipo! Ele sabe o que faz, e nos deixou as pisadas para seguirmos.

Que o nosso piloto automático esteja apontado para Cristo, pois Ele é o nosso caminho e o nosso grande e glorioso destino!


Gostaram? Então, em nome de Jesus, não se esqueça de curtir aqui, compartilhar e divulgar para os seus amigos esse Blog que é feito e editado com muito carinho e amor a Deus, à Palavra de Deus e a vocês que nos leem tão carinhosamente.

Tem texto novo nascendo aí, e contamos com a tua visita!

Deus abençoe a todos, até a próxima!

Comentários

Postar um comentário